Este Fado está bastante ligado às tradições académicas de Coimbra da própria Universidade, o Fado de Coimbra tem as suas origens nos estudantes de todo o país que levavam as suas guitarras para Coimbra e, ainda hoje o podemos assistir, é exclusivamente cantado por homens e tanto cantores como músicos usam o traje académico: calças e batina preta, cobertas com uma capa negra de lã.
Geralmente, este fado, é cantado à noite, quase às escuras, em praças ou nas ruas da cidade. O local mais típico é na praça junto ao Mosteiro da Sé Velha, onde se junta um grande número de estudantes e turistas para assistir. É um privilégio poder assistir a estes momentos.
Também é frequente assistir em serenatas, onde é suposto cantar junto à janela da casa da amada que se pretende conquistar.
A Serenata é um tipo de música que abrange trechos músicais de pequena duração, cantadas e tocadas à noite debaixo de uma janela dedicando a uma donzela, costuma ser tocada a alguém que se ama como forma de declaração de amor, geralmente por estudantes e ex-estudantes universitários.
O Fado de Coimbra é acompanhado por uma guitarra portuguesa e uma guitarra clássica.
Mas a afinação e a sonoriedade da guitarra portuguesa são, em Coimbra, diferentes das do Fado de Lisboa na medida em que as cordas são afinadas um tom abaixo, e a técnica de execução é diferente por forma a projectar o som do instrumento nos espaços exteriores, que são o palco priveligiado. Também a guitarra Clássica se deve afinar um toque abaixo. Este tipo de afinação pretende transmitir à música uma sonoriedade mais soturna, relativamente ao Fado de Lisboa.
Neste pequeno link podemos observar um pequeno exemplo da afinação da Guitarra Portuguesa em Coimbra, pelo professor Ricardo Araújo.
Sem comentários:
Enviar um comentário