Neste link podemos observar o "Fado Hilário" de Augusto Hilário. Hilário nasceu em Viseu em Janeiro de 1864 e faleceu em Viseu a 3 de Abril de 1896, foi um dos fadistas portugueses. Estudou no liceu de Viseu e depois matriculou-se na Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra, terá sido em 1889/1890, mas entre 1892/1893 até 1895/1896, frequentou o curso de Medicina. Faleceu quando estava prestes acabar o curso. Ainda como estudante fez parte da Tuna Académica da Universidade de Coimbra.
Este fado é de António Menano, conhecido por "Fado do Alentejo (Maria)". Menano nasceu em 1895 e faleceu a 1969, este fadista português estudou Medicina em Coimbra.
Edmundo Bettencourt nasceu no Funchal em 1889 e faleceu em Lisboa, no ano 1973. Foi um cantor e poeta português notavelmente conhecido por interpretar Fado de Coimbra e pelo seu papel determinante na introdução de temas populares neste género musical "Saudades de Coimbra" a qual ainda hoje é uma referência para os estudantes universitários. Com a seguinte lírica:
"Oh Coimbra do Mondego
E dos amores que lá tive
Quem te não viu anda cego
Quem te não ama não vive
Do Choupal até à Lapa
Foi Coimbra os meus amores
A sombra da minha capa
Deu no chão abriu em flores"
Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Sem comentários:
Enviar um comentário